Piso laminado

É um piso semelhante ao carpete de madeira, mas com valor inferior. É utilizado apenas em ambientes internos, sua instalação é fácil e rápida, não precisa de acabamento e a limpeza pode ser feita com pano úmido.São instalados sobre mantas de polietileno, protegem da umidade e funcionam como isolante acústico e térmico

O contato com a água ou o sol direto no piso pode deformar as peças. Além disso, alguns modelos podem se tornar escorregadios. Não é recomendado para animais de estimação.

Vantagens do piso laminado

Se você está em dúvidas sobre qual piso escolher para sua casa, no post de hoje vamos falar sobre o piso laminado, apresentando diversos motivos para você apostar nesta ideia. Esse piso oferece inúmeras vantagens para seu consumidor, indo desde o preço, passando pela instalação e chegando à qualidade do material.

Ele tem esse nome, pois é composto de finas camadas de alguns materiais. Seu revestimento externo é uma lâmina decorativa, com proteção de um filme cristalino para impermeabilizar e dar brilho, e sua parte interna é feita de HPP ou HDF, elementos vindos da fibra da madeira.

Este é o revestimento mais adotado nas residências atuais. Quer saber por quê? Acompanhe-nos!

Pode ser instalado sobre outros pisos – Pisos laminados

Se você possui um piso anterior em sua casa, não há necessidade de retirá-lo para colocar o piso laminado. Sua instalação pode ser feita em cima de diversos pisos como cerâmica, vinil, concreto e lajota, necessitando apenas de nivelamento, limpeza e ausência de umidade para sua instalação.

Isso irá te fazer poupar gastos com mão de obra e tornará sua instalação mais rápida e mais limpa. Além disso, os rodapés e filetes de porta já vêm cortados, favorecendo ainda mais a rapidez e facilidade de sua instalação, já que não é necessário acabamento final entre as lâminas.

Fácil limpeza – Pisos laminados

O piso laminado é fácil de limpar, o que pode ser feito apenas com um pano úmido, desinfetantes e detergente neutro diluídos em água. Produtos à base de silicone ou cera não são recomendados, pois podem manchar e engordurar o revestimento.

Também não se deve usar saponáceos, palhas ou esponjas de aço, pois eles podem riscar a superfície do piso laminado.

Diversas cores e texturas – Pisos laminados

É possível encontrar pisos laminados de diversas cores e texturas. Eles inclusive imitam a madeira natural, ajudando a tornar o ambiente mais quente e aconchegante que os porcelanatos e cerâmicas.

É possível encontrar os que imitam madeiras claras, médias e escuras. E pode apostar, são bem mais baratos que os pisos de madeira verdadeira.

Resistentes – Pisos laminados

O piso laminado é mais resistente que o piso de madeira maciça, pois ele não é riscado com tanta facilidade. Entretanto, caso ele seja riscado o prejuízo não é tão grande quanto é com um piso de madeira, cujo m² é muito mais caro e trabalhoso de trocar.

Pode ser instalado em diversos cômodos – Pisos laminados

O piso laminado pode ser instalado em salas, quartos, corredores e escritórios, pois ele garante todo conforto e aconchego para esses ambientes.

Composição do piso laminado – Pisos laminados

O chamado piso laminado é um revestimento de piso – e algumas vezes de paredes – que apresenta um acabamento semelhante ao carpete de madeira, é resistente à abrasão, mas se destaca principalmente por ser um revestimento de fácil limpeza – confira o método correto de como limpar piso laminado aqui – além de ter o preço mais em conta que os pisos de madeira, o que fez com que ele ganhasse muita popularidade nos últimos anos no Brasil. Confira abaixo o gráfico fornecido pelo Google Trends sobre o crescimento do interesse do público sobre o piso laminado.

 

 

Vale lembra que se os métodos de limpeza e manutenção do piso laminado forem seguidos à risca, sua via útil pode tranquilamente passar de 15 anos.

A composição do piso laminado vai variar de acordo com o fabricante, mas basicamente  existem quatro camadas que compõem o piso laminado

  • Balanço – é a parte inferior do piso, responsável pela sua estabilização e pela resistência do produto à umidade. Geralmente é composta de um material mais maleável, como Kraft ou material sintético.
  • Substrato – é a principal de piso. Composta em geral de compensado de alta densidade como o HDF, HPP ou outro, é a camada do piso responsável por dar à resistência a impactos, além de ser onde se encontram os encaixes para colocar o piso laminado.
  • Lamina decorativa – é a camada que decorativa que dará o aspecto ao piso laminado. Essa camada pode ser impressa ou um filme de madeira, dependendo do fabricante ou da linha do piso escolhida. É a camada que irá variar entre os diferentes modelos de piso.
  • Overlay – é a camada superior, uma espécie de película sobre a lâmina decorativa, porém com alto índice de resistência à abrasão, que dará a proteção contra riscos e arranhões ao revestimento.

Carpete de madeira ou piso laminado? – Pisos laminados

Basicamente o piso laminado e o carpete de madeira não possuem nenhuma diferença estética, porém, se você for consultar seus preços, vai perceber que o carpete de madeira possui um preço muito mais em conta. Isso, porém, é muito simples de se explicar: a diferença entre os dois revestimentos não se encontra no acabamento final proporcionado pelo revestimento, mas sim em sua vida útil. Esses padrões são especificados através da norma técnica NBR 14833-1:2009, que normatiza os pisos laminados. Segundo ela, o piso laminado é aquele capaz de suportar mais de 900 ciclos de abrasão em ensaio. Caso sua resistência seja inferior, ele será caracterizado como carpete de madeira.
Ou seja, o carpete de madeira pode ser uma alternativa mais econômica ao piso laminado, mas o piso laminado é muito mais adequado se você busca um revestimento que vá durar à vida toda.

Fontes –

http://pisolaminado.net.br/o-que-e-piso-laminado/

Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de pisos e escolha o seu

http://www.meuprecon.com.br/blog/veja-as-vantagens-do-piso-laminado-e-por-que-voce-deve-adota-lo/