Tudo sobre cortinas

Tudo sobre cortinas

16 Dúvidas sobre as cortinas

Além de darem um toque especial à decoração, elas conferem privacidade e luminosidade no ponto certo aos ambientes. Sabendo que o tema dá pano para manga, levamos as principais perguntas dos leitores aos especialistas. O resultado é um guia com dicas práticas.

Quais são os tecidos mais indicados? E opto por cor clara, escura ou com estampa?  Vanderlei José Machado, Betim, MG

 

“Os sintéticos mais habituais são o voal, para quem quer transparência, e o linho 100% poliéster, para um efeito mais opaco”, sugere Marli Donatelli Toia, gerente da Spazio Donatelli, de são Paulo. Entre as fibras naturais, a escolha costuma recair sobre a gaze de linho e os linhos de trama mais fechada, puros ou mistos. “A seda não perde a majestade, mas, como custa caro, é mais usada em xales”, ela explica. Para o forro, o tergal de poliéster é uma alternativa mais econômica que o algodão. Quanto às cores, tudo depende da intenção. Tecidos lisos e claros são apropriados quando se deseja um ambiente mais iluminado – por isso comparecem com frequência em salas.  Já os escuros, cheios de personalidade, podem transformar a decoração, porém desbotam com mais facilidade. Estampas e listras são mais comuns em quartos. 

Meu apartamento é pequeno e tenho crianças. O que é mais prático: cortina ou persiana? Alexandra Lúcia S. Miranda, Santarém, PA

 

A persiana é a melhor opção quando o ambiente é muito compacto ouquando não há espaço — “se a cortina ficar muito espremida entre a parede e um móvel, por exemplo”, esclarece a arquiteta carioca Evelyn Drummond. Caso a área não seja problema, as cortinas sintéticas são mais fáceis de limpar que as persianas. Melhor ainda se o tecido for claro, levinho e pouco volumoso, como o voal de poliéster. E fique atenta: quanto mais pregas ou franzido, maior o volume da peça.

A cor da cortina deve combinar com móveis ou com paredes? Gustavo Santos, Belo Horizonte

 

“Tanto quanto a calça deve combinar com a blusa”, dispara o designer de interiores Roberto Negrete, de são Paulo. Trocando em miúdos, é uma decisão pessoal, que vai do gosto de cada um. “Os inseguros devem ficar com modelos de tons neutros, que funcionam como um pretinho básico e combinam com tudo”, ele indica.

Moro em um prédio que tem persianas externas, daquelas que, quando recolhidas, ficam dentro de uma caixa acima da janela, dentro do apartamento. E não encontro cortinas que se adaptem a essa caixa… O que fazer? Silvia Helena, São Paulo

 

Eis um desafio até mesmo para os profissionais. Em seus projetos, Roberto constrói molduras de MDF para as janelas, que embutem o trilho ou o varão e, ao mesmo tempo, abrigam a caixa da persiana (foto à esquerda). Outra alternativa, mais barata, é instalar um varão em forma  de U, rodeando a caixa da persiana.

Posso usar um modelo diferente em cada cômodo? Camila Martins Baptista, Itapagipe, MG

 

Sim, desde que os ambientes sejam separados de fato, segundo Roberto Negrete. “No caso de uma sala com dois ambientes, prefira cortinas ou persianas iguais.” Já a arquiteta carioca Juliana Massotti, da Por 3 Interiores, não vê problema em mesclar modelos – basta que sejam coordenados. “Devem seguir uma linguagem comum, nas cores e nos estilos”, afirma. Em casas térreas, ela recomenda outro cuidado: “Considere o ponto de vista de quem está de fora. Se as janelas da sala e do quarto ficarem lado a lado, melhor que as cortinas tenham a ver uma com a outra”.

Qual o tamanho ideal para a cortina? Deve tocar o teto e ir até o chão?  Líbia Gomes do Nascimento, Natal

 

Quanto mais alta ela for, maior a sensação de amplitude. Portanto, encoste ou fixe o varão ou trilho no teto. “Apenas em ambientes onde o pé-direito é muito superior ao padrão de 2,70 m, é possível instalar o varão a meio caminho entre o teto e a janela, sem que essa última pareça achatada”, opina Negrete. Pelo mesmo motivo, o comprimento certo é rente ao piso. Mas atenção para não exagerar, deixando o tecido com a barra dobrada ou embolada, pois acumula sujeira. Se houver um móvel em frente à janela, Evelyn Drummond sugere afastá-lo pelo menos12 cm, para que a cortina passe por trás. Se não houver mesmo espaço, a peça pode terminar 15 cm abaixo da janela, dando preferência para os modelos rolô, romana ou persiana. “Cortinas franzidas ou pregueadas, quando curtas, ficam armadas. Não é bonito”, diz a arquiteta.

Que modelo controla a luminosidade na sala de TV? Maria Luiza de A. Pinheiro, São Paulo

 

Uma peça do tipo rolô, revestida de blecaute, bloqueia a passagem de luz, não ocupa espaço e fica quase invisível quando fora de uso (na Online Persianas, o m² sai por R$ 125). Quem prefere cortinas convencionais já encontra tecidos próprios para esse fim, inclusive estampados, que podem ser trabalhados com franzidos leves – na Spazio Donatelli, custam a partir de R$ 40 o metro (com 1,50 m de largura). Os blecautes plásticos, aliados a ortinas comuns, caíram em desuso: são baratos, mas exigem a instalação  de dois varões ou trilhos. Nessa configuração, o conjunto não ocupa menos de 30 cm.

Qual é o material mais eficiente para proteger o computador do sol? Priscila Lemos Lira, São Paulo 

 

No escritório, o risco não está apenas nos raios solares que incidem sobre o equipamento, mas também no calor. A tela solar, disponível em diferentes graus de proteção e visibilidade (de 1% a 20%), é a mais indicada, já que consegue reter até 96% dos raios UV sem escurecer o ambiente, além de permitir a ventilação por meio dos microfuros, diferentemente de um blecaute comum. Versátil, o material pode ser usado em cortinas romanas ou do tipo rolô.

Cortina romana e persiana romana: onde está a diferença?  Victoria Moraes, Cuiabá

Não há. É o mesmo modelo, batizado de formas diferentes – varetas horizontais dividem a peça em tiras, que sobem uma a uma, em camadas, formando ondas. De visual clássico, pode ser de tecido sintético, tela solar ou fibra natural.

Posso usar cortina e persiana na mesma janela? Jocimara W. Pauluch, Guarapuava, PR

 

Claro, e trata-se de um recurso prático, na opinião de Roberto Negrete: “Adoto em meu apartamento, repleto de janelas. As persianas garantem privacidade, enquanto o papel das cortinas é suavizar seu aspecto, impedindo que os ambientes fiquem frios, com cara de escritório”. 

 

Dicas para escolher a sua cortina

 

É tentador escolher tecidos e modelos com o coração e os olhos, mas fique atento a estas dicas, para também escolher com inteligência e evitar escolher cortinas que depois vão dar muito trabalho ou comprometerão o equilíbrio da sua decoração:

  1. preveja sempre que a cortina seja maior que a janela, pelo menos entre 10 e 20 centímetros, não só de cada lado como também acima e abaixo da janela.
  2. se a cortina é para uma porta, recomendo que ela consiga ser totalmente recolhida para além dos limites da porta, para não ser uma encrenca jante a porta aberta, seja de correr ou principalmente se for ase abrir!
  3. se sua janela é pequena no meio de uma parede grande, cuide para não deixar ainda mais desproporcional evitando cobrir só o tamanho da janela. Prefira, por exemplo, cobrir toda a parede com cortinas, ou
  4. fazer pelo menos o tamanho completo do pé direito com uma boa proporção de largura, ou seja, que não fique estreito demais no meio de uma parede enorme, mas
  5. evite que a cortina vá do teto só até a altura do final da janela.
  6. que cubra toda a largura da parede, mas não a altura.
  7. que sua cortina vá só do topo da janela até o chão.
  8. escolha lembrando que cortinas juntam muito pó, aliás, essa é uma das sua funções mesmo! Portanto…
  9. certifique-se de que o tecido possa ser lavado (inclusive se está pré-encolhido!),
  10. verifique se o tecido não amarrota muito e precisa ser passado depois de lavado,
  11. alguns modelos de cortina têm peças aplicadas e é preciso desmontá-la para poder lavar o tecido, pense nisso ao escolher a sua!
  12. nesses casos é melhor conservar com “banho de gato”: remova o pó com espanador eletrostático e rolo adesivo, para não espalhar mais ainda, e depois use um pano úmido bem limpo. Deixe as lavagens para uma freqüência menor.

Anotou direitinho? Pronto! Agora é só lembrar destas dicas e escolher com sabedoria cortinas super charmosas, funcionais e também práticas para sua casa!

 

Pisos laminados

Pisos laminados

Piso laminado

É um piso semelhante ao carpete de madeira, mas com valor inferior. É utilizado apenas em ambientes internos, sua instalação é fácil e rápida, não precisa de acabamento e a limpeza pode ser feita com pano úmido.São instalados sobre mantas de polietileno, protegem da umidade e funcionam como isolante acústico e térmico

O contato com a água ou o sol direto no piso pode deformar as peças. Além disso, alguns modelos podem se tornar escorregadios. Não é recomendado para animais de estimação.

Vantagens do piso laminado

Se você está em dúvidas sobre qual piso escolher para sua casa, no post de hoje vamos falar sobre o piso laminado, apresentando diversos motivos para você apostar nesta ideia. Esse piso oferece inúmeras vantagens para seu consumidor, indo desde o preço, passando pela instalação e chegando à qualidade do material.

Ele tem esse nome, pois é composto de finas camadas de alguns materiais. Seu revestimento externo é uma lâmina decorativa, com proteção de um filme cristalino para impermeabilizar e dar brilho, e sua parte interna é feita de HPP ou HDF, elementos vindos da fibra da madeira.

Este é o revestimento mais adotado nas residências atuais. Quer saber por quê? Acompanhe-nos!

Pode ser instalado sobre outros pisos – Pisos laminados

Se você possui um piso anterior em sua casa, não há necessidade de retirá-lo para colocar o piso laminado. Sua instalação pode ser feita em cima de diversos pisos como cerâmica, vinil, concreto e lajota, necessitando apenas de nivelamento, limpeza e ausência de umidade para sua instalação.

Isso irá te fazer poupar gastos com mão de obra e tornará sua instalação mais rápida e mais limpa. Além disso, os rodapés e filetes de porta já vêm cortados, favorecendo ainda mais a rapidez e facilidade de sua instalação, já que não é necessário acabamento final entre as lâminas.

Fácil limpeza – Pisos laminados

O piso laminado é fácil de limpar, o que pode ser feito apenas com um pano úmido, desinfetantes e detergente neutro diluídos em água. Produtos à base de silicone ou cera não são recomendados, pois podem manchar e engordurar o revestimento.

Também não se deve usar saponáceos, palhas ou esponjas de aço, pois eles podem riscar a superfície do piso laminado.

Diversas cores e texturas – Pisos laminados

É possível encontrar pisos laminados de diversas cores e texturas. Eles inclusive imitam a madeira natural, ajudando a tornar o ambiente mais quente e aconchegante que os porcelanatos e cerâmicas.

É possível encontrar os que imitam madeiras claras, médias e escuras. E pode apostar, são bem mais baratos que os pisos de madeira verdadeira.

Resistentes – Pisos laminados

O piso laminado é mais resistente que o piso de madeira maciça, pois ele não é riscado com tanta facilidade. Entretanto, caso ele seja riscado o prejuízo não é tão grande quanto é com um piso de madeira, cujo m² é muito mais caro e trabalhoso de trocar.

Pode ser instalado em diversos cômodos – Pisos laminados

O piso laminado pode ser instalado em salas, quartos, corredores e escritórios, pois ele garante todo conforto e aconchego para esses ambientes.

Composição do piso laminado – Pisos laminados

O chamado piso laminado é um revestimento de piso – e algumas vezes de paredes – que apresenta um acabamento semelhante ao carpete de madeira, é resistente à abrasão, mas se destaca principalmente por ser um revestimento de fácil limpeza – confira o método correto de como limpar piso laminado aqui – além de ter o preço mais em conta que os pisos de madeira, o que fez com que ele ganhasse muita popularidade nos últimos anos no Brasil. Confira abaixo o gráfico fornecido pelo Google Trends sobre o crescimento do interesse do público sobre o piso laminado.

 

 

Vale lembra que se os métodos de limpeza e manutenção do piso laminado forem seguidos à risca, sua via útil pode tranquilamente passar de 15 anos.

A composição do piso laminado vai variar de acordo com o fabricante, mas basicamente  existem quatro camadas que compõem o piso laminado

  • Balanço – é a parte inferior do piso, responsável pela sua estabilização e pela resistência do produto à umidade. Geralmente é composta de um material mais maleável, como Kraft ou material sintético.
  • Substrato – é a principal de piso. Composta em geral de compensado de alta densidade como o HDF, HPP ou outro, é a camada do piso responsável por dar à resistência a impactos, além de ser onde se encontram os encaixes para colocar o piso laminado.
  • Lamina decorativa – é a camada que decorativa que dará o aspecto ao piso laminado. Essa camada pode ser impressa ou um filme de madeira, dependendo do fabricante ou da linha do piso escolhida. É a camada que irá variar entre os diferentes modelos de piso.
  • Overlay – é a camada superior, uma espécie de película sobre a lâmina decorativa, porém com alto índice de resistência à abrasão, que dará a proteção contra riscos e arranhões ao revestimento.

Carpete de madeira ou piso laminado? – Pisos laminados

Basicamente o piso laminado e o carpete de madeira não possuem nenhuma diferença estética, porém, se você for consultar seus preços, vai perceber que o carpete de madeira possui um preço muito mais em conta. Isso, porém, é muito simples de se explicar: a diferença entre os dois revestimentos não se encontra no acabamento final proporcionado pelo revestimento, mas sim em sua vida útil. Esses padrões são especificados através da norma técnica NBR 14833-1:2009, que normatiza os pisos laminados. Segundo ela, o piso laminado é aquele capaz de suportar mais de 900 ciclos de abrasão em ensaio. Caso sua resistência seja inferior, ele será caracterizado como carpete de madeira.
Ou seja, o carpete de madeira pode ser uma alternativa mais econômica ao piso laminado, mas o piso laminado é muito mais adequado se você busca um revestimento que vá durar à vida toda.

Fontes –

http://pisolaminado.net.br/o-que-e-piso-laminado/

Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de pisos e escolha o seu


http://www.meuprecon.com.br/blog/veja-as-vantagens-do-piso-laminado-e-por-que-voce-deve-adota-lo/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instalação e Manutenção de Divisórias

Instalação e Manutenção de Divisórias

Tudo sobre Divisórias

vidro é um elemento excelente para a decoração, seja em residências ou recintos comerciais, já que propicia refinamento e modernidade. As divisórias feitas deste material estão sendo cada vez mais usadas por pessoas que desejam garantir a luminosidade natural e proporcionar delicadeza ao local. Eu uso em meus projetoscom frequência e aprovo o investimento neste tipo de peça, em que você pode separar ambientes sem o uso de paredes.

Na coluna de hoje, darei algumas dicas de como aplicar este tipo de divisória, que se apresenta em diversos modelos e sistemas. Saiba que ela é essencial para integrar, além de ser bonita, requintada, e higiênica.

Neste apartamento, utilizei uma divisória entre a sala de televisão e a área do jantar. Sempre digo aos meus clientes que esta é uma ótima opção para quem deseja unir espaços com naturalidade e sofisticação. Repare como ela traz leveza e transparência aos cômodos, assim como causa a sensação de movimento. É a verdadeira solução para quem quer uma vida prática e com privacidade!

Se você busca ideias para decorar o seu lugar comercial sem alterar a identidade, olhe como as divisórias de vidro se adaptaram bem ao local. Ela assegura o melhor aproveitamento do próprio espaço e oferece perfeita visualização através da transparência do vidro. Com este material, a sala de espera deste escritório ficou elegante e acolhedora!

Para dividir visualmente os espaços, sem paredes e com integração, invista nas divisórias de vidros.

Este sistema oferece um conjunto de soluções para o planejamento de escritórios.

 De fácil instalação e manutenção, a Divisória Naval é indicada para o planejamento de salas e escritórios. Permitem vários tipos de colocação de painéis em várias situações, o que possibilita a melhor organização do espaço e a criação de ambientes privativos. Modelos em Fibraroc e BP Plus.

Versatilidade:   Possibilita uma variedade de combinações entre seus diversos padrões de painéis, 

portas, perfis e peças de fixação com o mobiliário.

Benefícios:  Além de prático na instalação, dispensa pintura e permite remanejar quando quizer.

 Limpeza:  Se faz necessário apenas um pano macio e seco ou levemente umidecid

As divisórias de Drywall permitem instalações elétricas e hidráulicas através do sistema de fixação em perfis de aço galvanizado. 
Além disso, adaptam-se a qualquer estrutura, como aço, concreto ou madeira. A montagem do Sistema Drywall é fácil, com redução de prazo de entrega e, custos menores.

Instalação e Manutenção de Divisórias

As Divisórias em PVC da Plásticos, foram projetadas para dividir espaços comerciais com praticidade e inteligência. Os painéis se adaptam aos mais variados ambientes e proporcionam excelente isolamento termoacústico, valorizando e personalizando escritórios, lojas e empresas em geral. Se adaptam a todos os ambientes comerciais e industriais. Elas são uma ótima alternativa para dividir espaços em hospitais, provadores e banheiros de lojas, shopping centers, consultórios médicos, frigoríficos, escritórios, escolas, academias de ginástica, indústrias alimentícias, laboratórios, entre outros. Imunes a cupim, mofo e corrosão e 100% resistentes à umidade.

Cada vez mais presentes nas empresas as divisórias de vidro trazem modernidade ao ambiente, os vidros jateados proporcionam discrição e tornam a sala acústica.

Ótima alternativa para divisão de ambientes e de fácil manutenção e limpeza.

Trazendo praticidade e beleza ao seu local de trabalho.

O uso de divisórias para escritório contribui para aperfeiçoar a utilização de um espaço físico que receberá uma equipe de profissionais com necessidade de produção individual, mas ao mesmo tempo sem perder contato com outras pessoas ao redor. Sendo tarefa desafiadora colocada para o mercado de espaços corporativos, é preciso achar soluções para cada ambiente levando em conta suas particularidades.

Em grandes ambientes o uso de divisórias (ou baias) pode ser o mais adequado, pois otimiza o aproveitamento do espaço e concede maior privacidade ao profissional para realizar suas tarefas. As divisórias podem ser desenvolvidas lado a lado ou frente a frente com separações laterais. Diversos tipos de materiais são utilizados para produzi-las, dependendo do projeto arquitetônico desenvolvido.

Adequação ao ambiente

Quando bem planejadas, as divisórias fornecem um senso maior de organização, já que os cabeamentos ficam escondidos, despoluindo o ambiente. Quanto ao material, madeira e tecido (com variações entre ambos) são os mais comuns e a escolha por um deles depende das necessidades de cada projeto. Os que são feitos a base de tecido diminuem a propagação de som e calor, enquanto os de madeira facilitam a limpeza.

A arquitetura e organização do espaço dizem muito sobre a corporação instalada no ambiente, por isso é importante refletir sobre a melhor forma de dispor as divisórias, levando em conta que necessidades distintas surgem do contato entre os profissionais. Realizar tarefas que exigem maior silêncio e concentração em um local de intenso trânsito de pessoas é muito difícil. As divisórias atuam nesse sentido para tentar diminuir o impacto de estar em um ambiente atribulado com prazos apertados para cumprir.

O uso de divisórias transparentes, por exemplo, contribui para outro aspecto importante do ambiente corporativo. Ao mesmo tempo em que proporciona uma necessária divisão de ambientes, não impede a visualização geral da equipe, mantendo um padrão de integração por vezes necessário. Além disso, conferem elegância e dinamismo ao local de trabalho.

Praticidade e organização

As reais necessidades de utilização do espaço devem pautar o projeto arquitetônico corporativo, permitindo que a identidade da empresa – mais formal ou despojada – esteja também traçada nas linhas dos móveis e demais utensílios a serem pensados na arquitetura do ambiente. As divisórias para escritório mostram-se uma opção vantajosa para um ambiente moderno que necessita ao mesmo tempo de praticidade, sem perda do vínculo entre pessoas, essencial nos ambientes de negócios.

A cultura da empresa está ligada, entre outros fatores, com a forma de distribuir a equipe no ambiente corporativo, por isso o escritório ideal sempre terá novas feições para cada corporação, variando de acordo com o tipo de negócio, o mercado no qual ela está inserida, como se desenrolam as atividades diárias e que grau de entrosamento entre os integrantes da equipe são exigidos para o melhor aproveitamento do tempo de trabalho. Ao fim, o uso correto das divisórias para escritório pode estimular a criatividade no desenvolvimento de novos e instigantes projetos.

Curta a página da Cellus no Facebook e fique por dentro das novidades para espaços corporativos que melhor atendem à sua empresa!

Fonte: http://celluscorporativos.com.br/blog/motivos-para-usar-divisorias-para-escritorio/

            http://revistaquem.globo.com/Lifestyle/Decoracao/noticia/2016/11/quem-decora-por-camila-klein-saiba-como-utilizar-divisorias-de-vidro.html